quarta-feira, 27 de novembro de 2013

As maiores explosões nucleares da história


Operação Ivy Mike



Primeira grande bomba de Hidrogênio

Data: 1° de novembro de 1952
Potência: 10 megatons
Local:  Atol de Enewetak, no Oceano Pacífico

Cerca de 9.350 militares e 2.300 civis estiveram envolvidos na operação. 

O artefato era um cilindro de 82 toneladas colocado dentro de uma construção de alumínio, erguida na pequena ilha de Elugelab.


Operação Castle Romeo



Castle Romeo foi uma bomba termonuclear, detonada durante a Operação Castelo conduzido pelos Estados Unidos da América

Data: 27 de março de 1954
Potência: 11 megatons
Local: ilhas marshall
Como o teste Castle Bravo havia tido uma potência 2,5 vezes maior que o previsto, e o Castle Romeo era o irmão gemeo do Bravo havia o risco de outro desastre termonucleares, que realmente aconteceu: era previsto 3,5 megatons para o Romeo, o rendimento real foi de 11 megatons, se tornando o terceiro teste mais potente do E.U.A. O teste provou que deveriam atualizar as tecnicas previsões dos rendimentos termonucleares.


Operação Castle Yankee




Castle Yankee foi uma bomba termonuclear detonada durante a Operação Castelo, conduzido pelo Estados Unidos da América, tinha combustível criogenico ,o mesmo usado no teste Ivy Mike.
Data: 05 de maio 1954
Potência: 13,5 megatons
Local: cratera do Castle Union


Operação Castle Bravo



A Castle Bravo foi uma das maiores bombas termonucleares já construidas pelos Estados Unidos.

Data: 01 de março de 1954
Potência: 15 megatons
Local: Ilhas Marshal



Tsar Bomba




Destaque para a bomba "Tsar" ou "Czar" da União Soviética, detonada em 30 de Outubro de 1961 numa ilha do circulo polar ártico, ela explodiu com potência de mais de Três Mil e 800 vezes maior que a bomba de Hiroshima.
Data: 30 de outubro de 1961
Potência: 50 megatons
Local: numa ilha do circulo polar ártico.
Devido ao seu enorme tamanho a bomba não era prática para propósitos de guerra, e foi criada primariamente para ser usada como propaganda na Guerra Fria.

Hiroshima e Nagasaki




No final da Segunda Guerra Mundial, Hiroshima e Nagasaki, duas importantes cidades Japonesas, sobreram um ataque com bombas nucleares. Os EUA, por meio da ação militar da Força Aérea, sob ordens do presidente norte-americano Harry S. Truman, bombardearam as duas cidades japonesas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.




Little Boy

Em Hiroshima foi jogada a bomba atômica “Little Boy” e, três dias depois, a bomba “Fat Man” em Nagasaki. Até os dias de hoje, as duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra. Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.

A maioria dos mortos era composta por civis, mulheres, idosos e crianças, pessoas que não estavam combatendo na guerra. As bombas atômicas forçaram a rendição das tropas do Império do Japão em 15 de agosto de 1945, em 2 de setembro do mesmo ano foi assinado o armistício oficial e o fim da II Guerra Mundial.

As bombas foram resultado do Projeto Manhattan, um trabalho planejado pelos EUA em parceria com o Reino Unido e o Canadá. O propósito inicial era ter uma bomba contra a Alemanha Nazista.

O primeiro dispositivo nuclear foi testado em 16 de julho de 1945, em Los Alamos, estado no Novo México. A escolha de Hiroshima e Nagasaki foi feita a partir de análises e interesses militares, essas duas cidades japonesas eram regiões mais avançadas industrialmente no Japão.

Inicialmente, além de Hiroshima e Nagasaki, as cidades de Kyoto e Kokura também foram referidas como possíveis alvos. O Conselho de Alvos (Target Committee) buscou uma região que não fosse militar.

A cidade de Kyoto foi excluída por ser habitadas por intelectuais e pela sua importância cultural e religiosa. No fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha e Itália (aliados do Japão) já haviam se rendido, Japão estava prestes a se render, mas como ainda apresentava resistências, os EUA resolveram antecipar o final da guerra pelo uso das duas bombas atômicas e mostrar seu forte poderio militar.


Hiroshima

A bomba “Little Boy” possuia 60 kg de urânio, ao ser jogada, detonou a 576 metros de altura. Levou 43 segundos para cair, e automaticamente, os gatilhos de tempo e barométrico acionaram o detonador que disparou um projétil de urânio que iniciou uma reação em cadeia.


Nagasaki
A bomba “Fat Man” era composta de plutônio, iria ser lançada sobre a cidade de Kokura, mas devido a falta de visibilidade, o avião mudou a trajetória rumo a Nagasaki. Por falta de combustível e baixa visibilidade sobre Nagasaki, o avião jogou a bomba no alvo errado, em meio de um vale. A bomba explodiu a 600 metros de altura no intuito de maximizar os danos: destruição de edifícios, onda de calor, detritos e forte radiação

Fontes: Youtube
Wikipedia

0 comentários:

Postar um comentário