Do G1 BA, com informações da TV BA
Comente agora
O incêndio ocorrido na quinta-feira (12) em um apartamento no bairro da Graça, em Salvador, chamou a atenção para os cuidados que devem ser tomados em casa.
No caso do apartamento onde tudo ficou destruído, o fogo foi provocado por uma vela acesa. Mas os bombeiros alertam que até um celular ligado ao carregador também pode causar incêndio.
O subtenente Gilvan, do Corpo de Bombeiros, dá dicas de como evitar incêndios. Em primeiro lugar ele cita os aparelhos de celular que ficam carregando em cima de móveis da casa. "Nós vamos começar pelo carregamento dos celulares em cima dos móveis. Para que aconteça um incêndio nós precisamos de três elementos: o combustível, que são os móveis do ambiente, o oxigênio, que é o comburente, e o calor, que pode ser propagado através do celular ligado", disse.
O uso do "T", que permite que mais de um aparelho elétrico seja ligado ao mesmo tempo em uma só tomada, também exige cuidados, resslata o sub-tenente. "Quando você utiliza o 'T' você termina utilizando vários aparelhos em um único equipamento. Isso dá uma sobrecarga no sistema. O correto seria utilizar o filtro de linha, porque ele tem um fusível que rompe quando ele tem essa sobrecarga", afima Gilvan.
Luz de emergência
O representante do Corpo de Bombeiros indica que é importante ter em casa uma luz de emergência. "Essa luz foi projetada justamente para ser utilizada no momento em que é cortada a energia do prédio e da residência. É cortada essa energia e automaticamente essa luz acende. Isso facilita a saída dos moradores do imóvel", orienta.
Vela
O subtenente afirma que a vela deve ser usada sempre em um recipiente próprio [copo ou prato, por exemplo]. "Se o vento bater não vai derrubar e se derrubar ela [vela] vai ficar presa aí dentro, o que impediria dela cair sobre um móvel e causar um incêndio", disse.
0 comentários:
Postar um comentário